Galeria de Imagens

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), criado pela Lei Estadual 1.203 de 12 de janeiro de 2001, pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins.

O parque representa um importante patrimônio ecológico nacional, uma vez que é atravessado por diversas sub-bacias que disponibilizam uma expressiva oferta de recursos hídricos para o Rio Tocantins.

Veja mais sobre a história do parque e seus encantos aqui.

Muitos são os atrativos nas proximidades de São Felix, como se pode ver pelas imagens:

Atrações na região de São Felix

WhatsApp Image 2017-02-09 at 16.11.17

Rio Sono

WhatsApp Image 2017-02-09 at 16.11.15

Rio Sono

Catedral

Catedral

cerrado

Vista Cerrado

fervedouroAlecrim2

Fervedouro Alecrim

Cachoeiradas araras

Cachoeira das Araras

dunas

Dunas

rafting_riosono

Rafting no Rio Sono

pordosol

Por do Sol

Fervedouro – uma das formações mais curiosas da região com suas águas cristalinas.

Outros atrativos da região

171

JALAPAO 106
JALAPAO 096
JALAPAO 079
251
204
205

Cachoeira da Velha

A mais famosa cachoeira do Jalapão fica localizada no Rio Novo com acesso rodoviário por 6 km desde a Fazenda Triago. Com aproximadamente 15 m de desnível a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla que ocupa toda a largura do Rio Novo com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra.

Cachoeira da Formiga

O rio do mesmo nome dá origem a cachoeira de pequenas dimensões que se destaca pela cristalinidade de suas águas em tons verde-azulados. Pode ser visitada durante todo ano, porém no período das chuvas as vias de acesso ficam ainda mais comprometidas.

Dunas

Formação sem precedentes de dunas em areias finas e avermelhadas na chamada Serra do Espirito Santo. Lagoa e riacho nas imediações, em meio a vegetação de cerrado, compõem a paisagem. Do topo das dunas tem-se uma excelente visão panorâmica da região.

Fervedouro do Alecrim

Nascente de águas cristalinas formando um poço com aproximadamente 6 metros de diâmetro por onde afloram as águas em meio a areias extremamente finas. Gases submersos emergem nas águas impedindo que as pessoas afundem, um fenômeno chamado ‘’ressurgência da água”.